Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Do fanatismo



Significado de Fanatismo: s.m. Paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma religião, doutrina, partido etc. / Dedicação excessiva.


Quando ouvimos falar em fanatismo, pensamos logo no aspecto religioso. Entretanto, existem outros não menos importantes, que levam as pessoas a cometerem diversas loucuras, em nome de uma causa ou de um alguém. Temos alguns exemplos conhecidos, como Mark Chapman, fã do ex-beatle John Lennon, que assassinou o cantor próximo de sua residência. A cantora Selena Quintanilla foi morta pela presidente do seu fã-clube, Yolanda Saldívar.

O que leva alguém a matar um ídolo? Até que ponto o "amor" que se sente por astros pode ser considerado saudável? Essa semana vimos na televisão milhares de adolescentes histéricas com a chegada ao Brasil de dois fenômenos da cultura pop atual: os protagonistas da saga Crepúsculo e os cantores do Jonas Brothers. Jovens que não estão preocupados em melhorar a sociedade, mas que estão lá pra roubar uma mecha de cabelo daqueles que consideram seus "deuses". Porque a realidade é essa: as pessoas cultuam a imagem daqueles a quem idolatram.

Essa questão não está apenas na cultura pop. Vejo diversos intelectuais que se dizem "ateus" que idolatram uma determinada doutrina, o que acaba se tornando uma espécie de "seita", ainda que não se fale em nome de um deus em si. O ser humano ainda traz dentro de si a necessidade de cultuar e adorar algo, independente de ser uma imagem terrena ou extra-terrena. É preciso dosar e não ultrapassar os limites da razão, porque as maiores atrocidades que ocorreram na humanidade se deram pelo fanatismo.

Um comentário:

  1. "jovens que não estão preocupados em melhorar a sociedade, mas que estão lá pra roubar uma mecha de cabelo daqueles que consideram seus "deuses". "

    Que continuem assim. Quando vejo um jovem querendo mudar a sociedade, sempre penso que sou eu que vou parar na guilhotina. Acredito em Aristóteles e Nelson Rodrigues: jovens não são bons estudantes de ética (e logo de política) - Envelheçam!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails