Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Erros no Enem


Se tem algo que eu acho um absurdo são esses erros no Enem. Quer dizer, a prova tem um ano para ser planejada, revisada e estudada e o Ministério da Educação deixa erros grotescos acontecerem. Isso prejudica não só os estudantes, que já ficam na maior expectativa e ansiedade por causa do exame, mas também os pais, professores e o sistema de ensino no país.

Convenhamos que já é um crime fazer um jovem de 17 ou 18 anos escolher a profissão que deve exercer pelo resto de sua vida. Vemos muitos profissionais frustrados e empregados ruins simplesmente porque foram mal orientados quando eram jovens. E agora, pra piorar, vêm ocorrendo esses erros numa das provas mais importantes da vida estudantil dos adolescentes. Muitos sonham em entrar para uma faculdade pública, já que não possuem verba para bancar uma universidade particular. Ok, sabemos que a maioria dos estudantes de faculdades federais e estaduais são pessoas com uma situação financeira melhor, mas isso não é regra. E digo mais: existem pais que exigem que os filhos passem para uma instituição pública.

Na minha opinião, era preciso revisar todo o sistema de ensino, desde a pré-escola até mesmo às pós-graduações. Possuímos uma cultura de que todos devem sair da escola e fazer faculdade. Entretanto, os cursos técnicos acabam tendo um déficit, pois a maioria dos estudantes seguem no terceiro grau. Os centros de pesquisa precisam de mais investimento e ser mais valorizados. O Brasil está importando engenheiros, isso está errado! É preciso que os cursos da área de exatas sejam mais divulgados, a fim de que o "pavor" que a maioria das pessoas possuem das matérias de cálculo se reverta em melhorias na sociedade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails