domingo, 30 de outubro de 2011

Da (falta de) humanidade


Não sou favorável à política do Lula, como não sou de nenhum político. Penso que o poder corrompe o homem, pois este já tem a maldade latente dentro de si. Mas meu post não é sobre política ou qualquer manifestação sobre a relação poder x natureza humana. Esse é um post que fala somente sobre a natureza humana. No caso, é uma crítica a todos os que desejam o mal a outro ser, seja ele quem seja.

Na internet, está rolando a campanha "Lula, se trate pelo SUS". Os brasileiros estão fazendo ironia com algo muito sério. Estão ironizando um sistema de saúde que é destinado aos pobres, que não têm condição de pagar por um tratamento de saúde mais eficaz. Não tiro aqui a parcela de culpa dos governantes que nada fazem pra melhorar a saúde. Entretanto, fico indignada com essas pessoas que só sabem criticar e nada fazem pra melhorar a realidade. São os famosos críticos de sofá, que esperam cair do céu as melhorias. Se o SUS está ruim, não é fazendo um ex-presidente se tratar lá que vai fazer melhorar. A solução não é essa. Até porque não temos tantos profissionais de saúde para a demanda da população. Se todos se tratassem pelo SUS, seria um caos generalizado.

Se vivemos uma "democracia", cada um tem o direito de se tratar onde melhor puder. Certo, todos deveriam ter acesso à saúde, e não é assim que a coisa acontece na prática. E onde incentivar uma campanha para que uma pessoa que está com câncer pelo SUS vai melhorar as questões sociais? O Lula pode ter errado - e muito - como gestor público. Não discordo disso. Mas será humano desejar a ele que passe pelo constrangimento que passam muitas pessoas que se tratam através desse sistema? Hospitais sem equipamentos, superlotação, exames atrasados, falta de medicamentos? Acho, no mínimo, falta de humanidade desejar isso a quem quer que seja. Não estou aqui falando do Inca, por exemplo, que é referência no tratamento do câncer. 

As pessoas deveriam colocar a mão na consciência e pensarem sobre suas atitudes e pensamentos. Atraímos aquilo que transmitimos. Não se sabe o dia de amanhã, nem quem deseja o mesmo para nós. Enfim...esse post foi mais um desabafo e uma forma de fazer com que as pessoas reflitam.

4 comentários:

  1. é amiga, fico pensando, será que o imbecil que criou essa mediocridade se trata pelo sus?
    estou longe de gostar do Lula como político... mas sinto compaixão como ser humano... não desejo sofrimento a ninguém nesse mundo, e só espero que ele fique bem e se cure.

    ResponderExcluir
  2. Assunto bem difícil esse que vc tocou, pois em parte eu tenho esse desejo de que o Lula tivesse que se tratar pelo SUS, para ver se batia um certo rancor nele por todas as coisas erradas que ele fez, em contra partida estou aqui sentada, sem nem saber como motivar a população a se manifestar e lutar pelos seus direitos!
    Os jovens de hoje não são mais os cara pintadas de ontem, todo mundo quer o melhor para o país, mas como vc mesma disse, ninguém se move, só fazem campanhas pela internet...

    Se isso acontecesse com todos os responsáveis pela saúde publica, e todos nós dependêssemos dela, como acontece em alguns países, eu garanto que a verba destinada a essa área seria efetivamente dada a ela... mas infelizmente não é assim que acontece!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Perguntinha pra essa galera que está fazendo essa campanha infeliz: EM QUEM VOCÊ VOTOU NA ÚLTIMA ELEIÇÃO? Só queria fazer essa pergunta, porque muitos ali num devem nem lembrar em quem eles votaram...

    ResponderExcluir
  4. É covarde atacar um homem doente. Além disso não é culpa do Lula. As pessoas achavam que ele tinha que resolver mais de 100 anos má administração em 8 anos. Muita ilusão. Nunca votei no Lula, mas acho que não dá pra culpar o homem.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails